Início
>
Mais
>
Notícias
>
CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS REALIZA SUA ÚLTIMA REUNIÃO DE 2025

CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS REALIZA SUA ÚLTIMA REUNIÃO DE 2025

Article image O CRH irá realizar o Enquadramento dos Corpos d'Água, a partir de 2026. Foto: Aluísio Moreira - SRHS/PE

No dia 11 de dezembro, foi realizada a LXVIII Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife. O encontro marcou a última reunião do colegiado em 2025 e contou com a homologação de atas, deliberação de resoluções das Câmaras Técnicas e a apresentação de um novo estudo com previsão de execução para 2026.

Instalado em 1998, o CRH é um órgão colegiado composto por mais de 30 instituições, reunindo representantes do Poder Executivo — nos níveis federal, estadual e municipal — do Poder Legislativo, dos Comitês de Bacias Hidrográficas (COBHs) e da sociedade civil. O Conselho é responsável por deliberar políticas, programas e diretrizes voltadas à gestão dos recursos hídricos do estado de Pernambuco.

Durante a abertura da reunião, o presidente do Conselho e titular da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS), Secretário Almir Cirilo, apresentou a proposta de realização, a partir do próximo ano, de um levantamento abrangente dos corpos d’água do estado - o Enquadramento dos Corpos d'Água - com o objetivo de que fosse avaliada coletivamente. 

“Cada rio possui um grau de dificuldade, que classificamos como níveis A, B ou C, a depender de fatores como assoreamento e outras características decorrentes de causas ambientais e humanas. Para conhecer as condições reais de todos os corpos d’água, esse levantamento é fundamental”, explicou o Secretário Executivo do CRH, Celso Agra.

Como projeto piloto, foi proposta a realização inicial do estudo na Bacia do Rio Ipojuca, que abrange regiões do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco. “O Rio Ipojuca é extremamente importante para o estado, pois margeia diversas cidades e, atualmente, apresenta elevado grau de assoreamento”, destacou o Secretário. O levantamento permitirá atualizar dados existentes e reclassificar os rios conforme suas condições atuais, contribuindo para maior eficiência nas ações de intervenção hídrica.

Das quatro Câmaras Técnicas que integram o CRH — Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS), Câmara Técnica de Assuntos Legais e Institucionais (CTALI), Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) e Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) — três apresentaram matérias para deliberação. Entre elas, foram aprovados o Plano do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro/2026), o Plano Hidroambiental do Comitê Metropolitano Sul, de responsabilidade do respectivo Comitê de Bacia Hidrográfica (COBH) e a definição do calendário das reuniões ordinárias para 2026.

--

Reportagem: Izabela Cavalcanti - SRHS/PE