A Ouvidoria da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento (SRHS) de Pernambuco foi reconhecida com o Selo Ouro, no Índice de Adequação às Diretrizes de Ouvidoria (IAO), concedido pela Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco (OGE), referente ao ano de 2025. A premiação destaca o compromisso do órgão com a qualidade, a transparência e a melhoria contínua dos serviços públicos.
O Índice de Adequação às Diretrizes de Ouvidoria é composto por 25 critérios de avaliação, que analisam o funcionamento, a estrutura e a efetividade das Ouvidorias do estado. Este ano, dos 62 órgãos integrantes da Rede de Ouvidoria Geral do Estado, apenas 13 conquistaram o nível máximo da avaliação. A avaliação reflete a contribuição do órgão para uma rede de ouvidorias sólidas e em sintonia com a sociedade pernambucana.
A Ouvidoria da SRHS alcançou mais de 80% dos critérios estabelecidos pela Ouvidoria Geral do Estado para receber o selo ouro. Foto: divulgação - SRHS/PE
“As atividades da Ouvidoria são amplas. Envolve tanto a remediação de insatisfações, como a sua prevenção, fomentando uma atmosfera laboral saudável e respeitosa a todos. Isso também é papel da Ouvidoria”, reforçou a Ouvidora da SRHS, Rosangela Carneiro. A Ouvidoria da SRHS atua como um canal direto de comunicação entre o cidadão e a pasta, permitindo o registro de sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias relacionadas aos serviços prestados. Além disso, o setor recebe demandas da população via Lei de Acesso à Informação (Lei nº 14.804/2012), bem como solicitações do público interno (funcionários). Caso as respostas não sejam satisfatórias, cada pessoa dispõe do direito de dois recursos, a fim de que seu questionamento seja atendido.
Segundo Rosângela Carneiro, a Ouvidoria atendeu mais de 80% dos critérios estabelecidos pela OGE, que avaliam desde a estrutura da sala de trabalho, até o cumprimento de formações obrigatórias, pela ouvidora. "Entre as ações promovidas no ano de 2025, estão a realização de palestras de cunho educativo e instrucional. Este ano, foram promovidas duas discussões: Diversidade no Ambiente Corporativo e Comunicação Não-Violenta(CNV). São temas muito importantes para manter o ambiente corporativo livre de discriminações e regado de conforto e respeito", pontuou a ouvidora.
A obtenção do Selo Ouro reforça o papel estratégico da Ouvidoria da SRHS na construção de uma Rede de Ouvidorias sólida, eficiente e alinhada às demandas da sociedade pernambucana, reafirmando o compromisso da SRHS com a transparência, a participação social e a excelência no serviço público. “É preciso reforçar que essa conquista não é apenas minha, mas é resultado de um esforço coletivo”, arremata Rosangela.
--
Reportagem: Izabela Cavalcanti - SRHS/PE